Lançamento do livro “Quando a escola vai ao museu”

No dia 26 de outubro, no auditório do Decanato do CTC, ocorreu o lançamento do livro "Quando a escola vai ao museu" de Cristina Carvalho. Na ocasião, Andréa Costa (Museu Nacional) e Priscila Resinentti (Professora da Rede Municipal) participaram da mesa redonda Museu, Escola e Acessibilidade.

  3-22-21-22016-10-26-photo-00000328img_90852016-10-26-photo-00000330

Público visita museus de graça

Mais de 40 instituições participam da iniciativa. O Passaporte dos Museus Cariocas é uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus e a Prefeitura do Rio e possibilitará à população do Rio visitar, gratuitamente, 41 dos mais importantes museus e centro culturais da cidade em dias específicos, além dos museus Imperial, em Petrópolis, e da Casa da Hera, em Vassouras. No formato de um caderno de bolso, os passaportes serão distribuídos em seis pontos: Museu Nacional de Belas Artes, Museu da República, Museu Imperial, Museu de Arte do Rio, Museu Aeroespacial e Centro Cultural Banco do Brasil.

Notícia completa

 

museu_imperial_marco_oddone

Rio recebe exposição de Pablo Picasso

A partir de pinturas, esculturas, desenhos e gravuras originais, a seleção aborda como Picasso concebeu a modernidade e como influenciou ou se relacionou com os principais criadores da época, apresentando principalmente, os diálogos com os grandes nomes do cenário espanhol das artes.

Notícia Completa

690px-Picasso_Signatur-DuMont_1977.svg

Iain Watson, museólogo: ‘Temos museus dentro de mercados vegetais’

O museólogo Iain Watson da Inglaterra evidencia contrastes e desafios dos museus brasileiros em relação aos da Inglaterra.

“Tenho 58 anos e nasci em Newcastle, Inglaterra, onde moro perto do rio. É de lá que estão vindo os anéis dos Jogos Olímpicos. Acho que existe algo de especial em cidades próximas a rios e mar. Sou casado e tenho um filho de 15 e uma de 22 anos, fluente em alemão e francês, o que não é muito comum entre os britânicos.”

Notícia Completa

IMG_20150707_103129769_HDR

Jean Franczyk, jornalista: ‘Museus são intimidadores’

Responsável por ações junto ao público no Science Museum de Londres, com 3,3 milhões de visitantes/ano, americana deu seminário realizado pelo British Council no MAR. A Diretora Adjunta do Science Museum de Londres Jean Franczyk acredita que os museus devem encontrar o equilíbrio entre tecnologia e as peças mais antigas

Notícia Completa

The_North_Prospect_of_Mountague_House_JamesSimonc1715

Brasil tem dois museus entre os 25 melhores do mundo

O Instituto Ricardo Brennand, em Recife (PE), e o Inhotim, em Brumadinho (MG), estão entre os 25 melhores do mundo no prêmio Travelers' Choice Museus 2014, pesquisa do site de viagens TripAdvisor.

 

Notícia Completa

museu17

MIAN lança aplicativo educativo, trilíngue e gratuito “Brazil, 5 séculos”

Arte Naïf e História do Brasil para todos. E ao alcance dos dedos. Essa é a proposta do aplicativo “Brazil, 5 séculos”, criado pelo Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil (MIAN). O app gratuito é composto por um jogo quebra-cabeça e um guia virtual trilíngue (português, inglês e francês) que permite ao visitante ter mais informações a respeito dos fatos históricos que a tela conta, do descobrimento do Brasil à inauguração de Brasília.

Notícia Completa

iphone-410324_640

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *