Início em março de 2024: Infância, cultura, educação e estética

O curso pretende discutir a infância e suas experiências estéticas em diferentes espaços culturais e da natureza. Compreendendo que relações sociais, objetos físicos, modos de vida e aprendizagem, lugares e atividades são a base sobre a qual a criança constrói dialeticamente a compreensão sobre si mesmo e sobre o mundo, pretende-se refletir sobre as experiências de formação cultural que são oferecidas às crianças em instituições culturais e na natureza.

Coordenação: Cristina Carvalho

Corpo Docente: Isabel Mendes, Maria Emília e Monique Gewerc

Curso online

Saiba Mais

Lançamento do livro “Museu, Educação e Infância” e celebração dos 12 anos de GEPEMCI

É com muita alegria que convidamos a todos e todas para o lançamento do livro "Museu, Educação e Infância", que também celebrará os 12 anos de GEPEMCI e acontecerá no dia 24/10 às 17:30.
O evento será realizado no auditório do CTC, no 12 andar do Edifício Cardeal Leme na PUC-Rio.
Esperamos você lá!

 

Início em Agosto de 2020: Infância, Cultura, Educação e Estética

O curso pretende discutir a infância e suas  experiências estéticas em diferentes espaços culturais. Compreendendo que relações sociais, objetos físicos, modos de vida e aprendizagem, lugares e atividades são a base sobre a qual a criança constrói dialeticamente a compreensão sobre si mesmo e sobre o mundo, pretende-se refletir sobre as experiências de formação cultural que são oferecidas às crianças em instituições culturais.

Coordenação: Cristina Carvalho

Corpo Docente: Isabel Mendes, Maria Emília, Monique Gewerc e Thamiris Lopes

Local de realização: Curso Online

Saiba Mais

Início em Abril de 2020: Infância, Cultura, Educação e Estética

O curso pretende discutir a infância e suas  experiências estéticas em diferentes espaços culturais. Compreendendo que relações sociais, objetos físicos, modos de vida e aprendizagem, lugares e atividades são a base sobre a qual a criança constrói dialeticamente a compreensão sobre si mesmo e sobre o mundo, pretende-se refletir sobre as experiências de formação cultural que são oferecidas às crianças em instituições culturais.

Coordenação: Cristina Carvalho

Corpo Docente: Isabel Mendes, Maria Emília, Monique Gewerc e Thamiris Lopes

Local de realização: Curso Online

Saiba Mais

Projeto promove passeios gratuitos pelos museus do centro histórico

A partir do próximo sábado (19/10) cariocas e turistas terão a oportunidade de conhecer os diferentes ciclos históricos e culturais da região da Praça XV, no centro do Rio, através da do Projeto Caminhos do Brasil-Memória. A iniciativa é uma parceria do Centro Cultural Museu da Justiça (CCMJ) a outros dez museus da cidade e oferece um passaporte que dá a seu portador gratuidade nas visitas ás instituições participantes.O objetivo da ação é despertar o olhar de quem vive na cidade para os diversos acontecimentos históricos da região da Praça XV e adjacências, promovendo um passeio interessante e gratuito, que pode ser feito, com segurança, por pessoas de todas as idades.

Leia mais

CCBB: “Revisitando Museus”: Laboratório de Crítica c/ Karine L. Narahara e Aza Njeri

LABORATÓRIO DE CRÍTICA “REVISITANDO MUSEUS”
C/ KARINE L. NARAHARA E AZA NJERI
11 DE NOVEMBRO, 16H ÀS 20H

INSCREVA-SE

––

Na edição de novembro do Laboratório de Crítica, as convidadas Karine L. Narahara e Aza Njeri compartilham seu trabalho sobre os museus como espaços de construção da ideia de um “Outro” (não Ocidental).

Nesta oficina, a proposta é explorar de que maneira as instituições de cultura e suas coleções podem ser repensadas a partir de pluriversalidades afroperspectivadas.

Karine L. Narahara é Doutora em Sociologia e Antropologia pela UFRJ e graduada em Ciências Biológicas pela mesma universidade. Atualmente, coordena o Núcleo de Estudos Ameríndios do Laboratório Geru Maa de Africologia e Filosofias Ameríndias da UFRJ.

Aza Njeri é Doutora em Literaturas Africanas e Pós-doutoranda em Filosofia Africana da UFRJ. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Filosofia Política Africana do Laboratório Geru Maa de Africologia e Filosofias Ameríndias da UFRJ, e também o Negrarh/UFRJ. É professora na UGB/NI e também autora de crítica teatral e de artes, e poeta.

Programação completa do Seminário Pesquisa em Museus 2019

"A própria realização dos seminários do MHN anualmente em outubro, quando a instituição celebra o aniversário de sua inauguração, é um vetor do desenvolvimento das atividades de pesquisa nos museus. Pois além de divulgar os trabalhos realizados, impulsiona sua continuidade em diversas esferas para além dos seus muros, como a participação de seus servidores em programas de pós-graduação lato e strictu sensu, instituição de grupos de pesquisa certificados pelo CNPq e, mais recentemente, o Programa de Iniciação Científica PIBIC-Ibram/CNPq, cujo primeiro Seminário integra a programação deste evento."

Leia mais

II Seminário de Metodologias de Pesquisa em Museus, no Museu da Vida: Museus e ambientes digitais – Pesquisas e aplicações.

No dia 14 de outubro, das 9h30 às 16h30, o Museu da Vida irá realizar o II Seminário de Metodologias de Pesquisa em Museus, com o tema “Museus e ambientes digitais: pesquisas e aplicações”. O encontro está sendo organizado pelo Núcleo de Estudos de Público e de Avaliação em Museus (Nepam), do Museu da Vida, e contará com pesquisadores nacionais e estrangeiros, além de profissionais que trabalham na interface entre tecnologia, ciência e arte. O seminário é voltado para profissionais e estudantes das áreas de museus, divulgação científica, sistemas de informação, comunicação, design de conteúdo e demais interessados nos temas do evento.

Leia mais

Início em Setembro: Infância, Cultura, Educação e Estética

O curso pretende discutir a infância e suas  experiências estéticas em diferentes espaços culturais. Compreendendo que relações sociais, objetos físicos, modos de vida e aprendizagem, lugares e atividades são a base sobre a qual a criança constrói dialeticamente a compreensão sobre si mesmo e sobre o mundo, pretende-se refletir sobre as experiências de formação cultural que são oferecidas às crianças em instituições culturais.

Coordenação: Cristina Carvalho

Corpo Docente: Isabel Mendes, Maria Emília, Monique Gewerc e Thamiris Lopes

Local de realização: Curso Online

Saiba Mais

 

 

Nota do GEPEMCI sobre o incêndio do Museu Nacional UFRJ

O Grupo de Pesquisa em Educação, Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI/PUC-Rio) manifesta indignação e oferece total apoio e solidariedade aos profissionais do Museu Nacional. Nesses tempos difíceis, reiteramos a importância de estudos, pesquisas e ampla divulgação acerca da função social dos museus e demais instituições culturais. Ocorrências anteriores mostram, de fato, que temos uma omissão com relação à Cultura e à Educação enquanto pilares para uma formação humana, ética, política e estética.

Infância, Cultura, Educação e Estética

O curso pretende discutir a infância e suas  experiências estéticas em diferentes espaços culturais. Compreendendo que relações sociais, objetos físicos, modos de vida e aprendizagem, lugares e atividades são a base sobre a qual a criança constrói dialeticamente a compreensão sobre si mesmo e sobre o mundo, pretende-se refletir sobre as experiências de formação cultural que são oferecidas às crianças em instituições culturais.

Coordenação: Cristina Carvalho

Corpo Docente: Isabel Mendes, Maria Emília, Monique Gewerc e Thamiris Lopes

Local de realização: PUC-Rio Gávea

Início: Agosto/2018

Saiba Mais

Passaporte de Museus 2018 já está sendo distribuído no Rio

O Passaporte de Museus 2018 – ação que vai oferecer, até o fim deste ano, acesso gratuito a mais de 70 museus e centros culturais localizados na cidade do Rio de Janeiro e região metropolitana – já está sendo aceito e distribuído em diversos museus locais.

Notícia Completa

Lançamento do livro “Quando a escola vai ao museu”

No dia 26 de outubro, no auditório do Decanato do CTC, ocorreu o lançamento do livro “Quando a escola vai ao museu” de Cristina Carvalho. Na ocasião, Andréa Costa (Museu Nacional) e Priscila Resinentti (Professora da Rede Municipal) participaram da mesa redonda Museu, Escola e Acessibilidade.

  3-22-21-22016-10-26-photo-00000328img_90852016-10-26-photo-00000330

Público visita museus de graça

Mais de 40 instituições participam da iniciativa. O Passaporte dos Museus Cariocas é uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus e a Prefeitura do Rio e possibilitará à população do Rio visitar, gratuitamente, 41 dos mais importantes museus e centro culturais da cidade em dias específicos, além dos museus Imperial, em Petrópolis, e da Casa da Hera, em Vassouras. No formato de um caderno de bolso, os passaportes serão distribuídos em seis pontos: Museu Nacional de Belas Artes, Museu da República, Museu Imperial, Museu de Arte do Rio, Museu Aeroespacial e Centro Cultural Banco do Brasil.

Notícia completa

 

museu_imperial_marco_oddone

Rio recebe exposição de Pablo Picasso

A partir de pinturas, esculturas, desenhos e gravuras originais, a seleção aborda como Picasso concebeu a modernidade e como influenciou ou se relacionou com os principais criadores da época, apresentando principalmente, os diálogos com os grandes nomes do cenário espanhol das artes.

Notícia Completa

690px-Picasso_Signatur-DuMont_1977.svg

Iain Watson, museólogo: ‘Temos museus dentro de mercados vegetais’

O museólogo Iain Watson da Inglaterra evidencia contrastes e desafios dos museus brasileiros em relação aos da Inglaterra.

“Tenho 58 anos e nasci em Newcastle, Inglaterra, onde moro perto do rio. É de lá que estão vindo os anéis dos Jogos Olímpicos. Acho que existe algo de especial em cidades próximas a rios e mar. Sou casado e tenho um filho de 15 e uma de 22 anos, fluente em alemão e francês, o que não é muito comum entre os britânicos.”

Notícia Completa

IMG_20150707_103129769_HDR

Jean Franczyk, jornalista: ‘Museus são intimidadores’

Responsável por ações junto ao público no Science Museum de Londres, com 3,3 milhões de visitantes/ano, americana deu seminário realizado pelo British Council no MAR. A Diretora Adjunta do Science Museum de Londres Jean Franczyk acredita que os museus devem encontrar o equilíbrio entre tecnologia e as peças mais antigas

Notícia Completa

The_North_Prospect_of_Mountague_House_JamesSimonc1715

Brasil tem dois museus entre os 25 melhores do mundo

O Instituto Ricardo Brennand, em Recife (PE), e o Inhotim, em Brumadinho (MG), estão entre os 25 melhores do mundo no prêmio Travelers' Choice Museus 2014, pesquisa do site de viagens TripAdvisor.

 

Notícia Completa

museu17

MIAN lança aplicativo educativo, trilíngue e gratuito “Brazil, 5 séculos”

Arte Naïf e História do Brasil para todos. E ao alcance dos dedos. Essa é a proposta do aplicativo “Brazil, 5 séculos”, criado pelo Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil (MIAN). O app gratuito é composto por um jogo quebra-cabeça e um guia virtual trilíngue (português, inglês e francês) que permite ao visitante ter mais informações a respeito dos fatos históricos que a tela conta, do descobrimento do Brasil à inauguração de Brasília.

Notícia Completa

iphone-410324_640

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.